A minha proposta de hoje é uma praia fluvial já bastante conhecida e muito procurada, mas com uma atmosfera única, num “recanto” privilegiado, onde podemos desfrutar de grande beleza natural e calma.
A Praia Fluvial do Alamal fica na margem esquerda do rio Tejo, no concelho de Gavião, já no Alto Alentejo, e é um excelente “postal ilustrado”.
Esta magnífica praia goza de um plano de água bastante calmo devido à sua localização entre duas barragens: a barragem de Belver (1952), a jusante, e a barragem de Fratel (1973), a montante, e que distam entre si, cerca de 20 quilómetros. A construção das barragens, e a consequente subida do nível da água, veio tornar o rio mais calmo e mais navegável, em contraste com a dificuldade de outrora em navegar no Tejo contra a corrente, quando as embarcações eram puxadas por animais com cordas de sisal a partir dos muros de sirga (construídos pelos romanos), entretanto submersos com a subida do nível das águas.
A Praia Fluvial do Alamal fica num local relativamente isolado, no fundo de uma encosta a cerca de quatro quilómetros da vila de Gavião, num cenário deslumbrante. Do extenso areal da praia é bem visível, na outra margem, no topo da colina, o castelo de Belver (século XIII) e a linha ferroviária da Beira Baixa (inaugurada em 1891) que liga as cidades do Entroncamento e da Guarda. Linha de Terra já tinha estado em Belver e pode ler o meu trabalho sobre aquela vila aqui.
A Praia está inserida num complexo de lazer (propriedade do município) que inclui um Centro de Aventura que oferece diversas actividades como rappel, ou slide. Para os amantes das caminhadas e da Natureza, na extremidade da praia existe um passadiço ao longo da margem do rio Tejo, entre a Praia do Alamal e a ponte de Belver. O passadiço do Alamal conta com pontos de observação da fauna e da flora e tem uma extensão, aproximadamente, de dois quilómetros e faz parte do PR1 de Gavião - “Arribas do Tejo” com um total de 16,2 quilómetros.
A Praia Fluvial do Alamal está bordejada por um arvoredo alto, aliás é do denso arvoredo ali existente antigamente que vem o nome do local: Alamal é, por definição, um local onde existem muitos alámos, uma espécie de choupo de grande porte.
Para além do magnífico enquadramento a Praia Fluvial do Alamal dispõe de fácil acesso, estacionamento, instalações sanitárias, chuveiros, parque infantil, posto de primeiros socorros, nadador salvador durante a época balnear e um bar com esplanada onde pode tomar uma bebida refrescante ou fazer uma refeição ligeira. A Praia dispõe ainda de todas as facilidades e apoio a pessoas com mobilidade reduzida. Ainda tem a oportunidade de fazer passeios de barco e praticar algumas actividades náuticas (gaivotas, caiaques e ski aquático).
Nas imediações da Praia pode encontrar uma zona verdejante onde pode acampar, pois a Praia Fluvial do Alamal possui uma zona de campismo para lá ficar uns dias e desfrutar de todo o ambiente e envolvência. No entanto, é necessário obter previamente autorização da Câmara Municipal. Para quem preferir outras comodidades, mesmo em frente à Praia existe um alojamento local – o Alamal River Club, com um conjunto de quartos com vista para o rio.
A dois passos da Praia (a cerca de 850 metros) fica o baloiço panorâmico de Gavião com vista privilegiada para a Praia, para o rio Tejo e para o castelo de Belver.
A Praia Fluvial do Alamal, no concelho de Gavião, é um espaço único na margem do Tejo, um local de grande beleza natural e de calma. Este espaço é muito mais do que uma praia fluvial, é um local privilegiado para o encontro e harmonia com a Natureza, um refúgio. Por isso, vale a pena uma visita, mesmo fora da época balnear. Este recanto único, com vista para o castelo de Belver, é um daqueles locais mágicos que nos fazem sentir bem. Há no ar uma tranquilidade e uma leveza que nos proporcionam relaxamento, comunhão com a Natureza e com os elementos – o ar, a terra e a água. Escute o silêncio e contemple a beleza desta paisagem.
Coordenadas GPS:
N 39º29.28132'
W 7º58.0545'
Comentarios