top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Quatro anos de Linha de Terra


Azenhas do Mar
Azenhas do Mar

O blog Linha de Terra celebra hoje, 21 de Outubro, quatro anos de existência. Têm sido quatro anos de grande dedicação e paixão pelo que faço, de excitação e prazer pela descoberta de cada novo destino e de grande entusiasmo pela partilha e por transmitir (algum) conhecimento.

Apesar de os meus Amigos insistirem que «levo a vida a passear» e que «estou sempre de férias», o trabalho, a logística e o planeamento exigem muita coordenação e algum esforço, sempre ultrapassados com dedicação e paixão por este projecto. Espero conseguir proporcionar belos momentos com os meus textos e fotos, despertar curiosidade, provocar os meus leitores e fazer com que metam os pés ao caminho.

Aproveito para deixar aqui um agradecimento especial a todos os que seguem o meu trabalho no blog e nas redes sociais e a todos os que me têm dado apoio e acreditado em mim e neste projecto. Sem vocês desse lado a dar apoio e força o projecto Linha de Terra não fazia sentido.

Considero que estes quatro anos não podem “voltar para trás”, foram quatro anos muito positivos, de aprendizagem e de crescimento. Irei continuar a percorrer Portugal de lés a lés – afinal de contas, vivemos no melhor país do Mundo –, privilegiando o interior e continuando a “fugir” das grandes cidades e das principais rotas turísticas (sei que serão inevitáveis e que, mais tarde ou mais cedo, também terei que falar nelas).

Através do blog, ao longo deste tempo, já percorri uma parte considerável do país. Neste último ano, Linha de Terra voltou a cruzar o território nacional: no Norte, fiz uma road trip pelo Douro e pelas suas Aldeias Vinhateiras, passei por Cinfães, pelo Porto, percorri a zona ribeirinha do rio Douro entre Avintes e Vila Nova de Gaia bem como os Passadiços de Esmoriz; no Centro, regressei à serra da Freita, em Arouca (uma paixão antiga), fui aos moinhos da serra da Atalhada (Penacova) e a Montemor-o-Velho; na região da grande Lisboa andei pela serra da Arrábida, Mafra, Ericeira e Cabo da Roca; no sul, passei por alguns locais do nosso Alentejo como Avis e Mora. E passou mais um ano sem que voltasse às ilhas…

Livro Norte com Tradição
Livro Norte com Tradição

O blog Linha de Terra tem ganho notoriedade, tem crescido e tem feitos novos Amigos. Fui convidado para escrever alguns textos (e ceder algumas das minhas fotos) para o livro Norte com Tradição, um projecto que passou pelos 86 concelhos que constituem a região Norte do país – uma autêntica viagem pelo património, tradições, cultura e gastronomia do Norte de Portugal. O livro, da editora Lugar da Palavra e coordenado por João Carlos Brito, pode ser facilmente encontrado na Fnac, Bertrand e Wook.

O blog Linha de Terra também tem tido uma maior presença e divulgação nas redes sociais – Facebook, Instagram e também o canal do YouTube já começa a crescer. Embora os projectos paralelos ao blog continuem na gaveta, mas cada vez mais próximos de ver a luz do dia, o Anuário Linha de Terra – Descobrir Portugal (a sair no Natal) vai crescer, vai surgir com um novo visual, com mais conteúdo e informação.

Linha de Terra é um projecto pessoal que luta com uma grande dificuldade: a minha falta de tempo. Com muito método e organização, consigo dedicar duas horas por dia a este projecto. Eu sei que é pouco tempo para tão grande empreitada, mas vale a pena. O importante é não desistirmos dos nossos sonhos e aproveitar o melhor da vida com paixão e continuar a #descobrirportugal. Eu e o leitor haveremos de nos cruzar num qualquer destino deste país. Até lá.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page