Localizado no Vale das Furnas, O Parque Terra Nostra é um jardim botânico de excelência com mais de 200 anos. Actualmente o Parque tem mais de 12 hectares de área e conta com largos milhares de plantas. Para além das principais plantas endémicas da ilha de São Miguel, o Parque apresenta ainda a flora nativa do arquipélago dos Açores.
O Parque Terra Nostra tem mais de dois séculos de história. A origem deste jardim remonta a 1775, quando Thomas Hickling, um abastado comerciante natural de Boston e Cônsul Honorário dos Estados Unidos na ilha de São Miguel, mandou construir neste espaço a sua residência de Verão, uma casa de madeira, então conhecida como Yankee Hall, assim como um grande tanque de água com uma ilha no meio rodeado de árvores.
Durante o século XIX o jardim foi aumentando gradualmente as suas dimensões através dos seus sucessivos proprietários. Foi em 1848 que Duarte Borges da Câmara e Medeiros fez o primeiro grande aumento. Nesta altura, foram criados os jardins de água e a plantação de alamedas sombrias e de canteiros de flores, bem como a substituição da Yankee Hall pela actual Casa do Parque, que neste momento se encontra dedicada à hotelaria.
Em 1872, o seu filho dá seguimento à obra iniciada pelo pai, quer através do embelezamento da casa, mas sobretudo com a ampliação e ordenamento do jardim. Na altura, recorreu a especialistas portugueses e ingleses que procederam à construção do actual canal serpentiforme, das grutas, das avenidas de luxo e ainda dos caminhos ladeados por laranjeiras, entretanto desaparecidas. Foi também nesta altura que se plantou parte significativa das árvores mais emblemáticas, que hoje dominam as diversas áreas do Parque. Estas árvores foram importadas de zonas tão distantes e diferentes como a América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, China e a África do Sul. Em 1896 o filho do Visconde ergueu um memorial aos pais que, ainda hoje, se encontra no jardim.
Nos anos 30 do século XX, o Parque Terra Nostra foi adquirido por Vasco Bensaude, que viu neste Parque um importante complemento ao recentemente inaugurado Hotel Terra Nostra. Bensaude, que tinha vastos conhecimentos de botânica e de jardinagem, procedeu então à recuperação e ampliação do Parque, cuja direcção é confiada ao seu jardineiro escocês, John McInroy. A casa é totalmente renovada e o tanque de água, agora com água termal, aumentado e completamente forrado a pedra de cantaria.
O Parque manteve-se sempre nas mãos da família Bensaude, que tem tido especial cuidado e preocupação na preservação e renovação deste importante espaço. Assim, na década de 70 do século passado o Parque voltaria a ser renovado e recuperado, já a pensar no seu desenvolvimento futuro. Esta operação que durou até 1993, envolveu a identificação e tratamento das árvores do Parque, bem como o seu rejuvenescimento com a plantação de mais de 3.000 exemplares de espécies para garantir que o Parque Terra Nostra continuará a ser um local exuberante e único durante muitos anos.
O Parque Terra Nostra, considerado um dos mais bonitos do Mundo pela revista Condé Nast Travel, devido à sua grande diversidade de plantas, é um local aprazível e que deve ser visitado em qualquer altura do ano que, conta mesmo com vários percursos de visita, consoante a estação do ano.
Aqui pode encontrar uma vasta colecção das principais plantas endémicas da ilha de São Miguel e do arquipélago dos Açores, mas também inúmeras plantas nativas de países com climas completamente distintos dos existentes nas Furnas. Nas últimas décadas, o Parque tem vindo a introduzir novas espécies possuindo importantes colecções de plantas como a Colecção de Fetos (com cerca de 200 exemplares, de diferentes espécies e variedades); a Colecção de Cycadales (actualmente com 85 exemplares de diferentes espécies); a Colecção de Camélias (uma das maiores do Mundo, com mais de 800 exemplares diferentes); o Jardim da Flora Endémica e Nativa dos Açores; o Jardim de Vireyas – Rhododendrons da Malásia, cuja floração ocorre ao longo de largos meses do ano; o Jardim de Bambus e os Canteiros de Azáleas, flores emblemáticas da ilha de São Miguel.
Outro dos atractivos do Parque Terra Nostra é o seu enorme tanque de água termal e os jacuzzis. Existente desde o início do Parque, o tanque viria a ser recuperado em 1935, mantendo-se desde então inalterável até aos nossos dias.
Ao lado do grande tanque de água termal amarela e opaca, perto dos balneários, existem pequenos jacuzzis mais ou menos recatados. Em ambiente quase idílico aqui, neste espaços, também de água quente, poderá usufruir de um verdadeiro momento de relaxamento sozinho ou acompanhado.
A nascente de água termal que alimenta o tanque a uma temperatura entre os 35 e os 40 graus proporciona uma sensação de repouso e relaxamento única. A sua água, carregada de minerais essenciais, é uma das melhores formas de recuperar as energias e entrar em contacto com a natureza. Certamente uma experiência marcante e que o vai fazer querer voltar e repetir a sensação única da imersão nas águas quentes do tanque termal do Parque Terra Nostra.
O Parque Terra Nostra está aberto todos os dias entre as 10h00 e as 18h00.
O preço da entrada é de 8,00€ para adultos e 4,00€ para crianças (dos 3
aos 10 anos), para além do Terra Nostra Garden Hotel (quatro estrelas), tem
ainda à disposição um restaurante e um bar com esplanada.
Kommentare