Hoje, divulgo aqui, um pequeno areal para aproveitar antes da época balnear. Não que não possa ser aproveitado depois, porque pode. A praia fluvial de Zebreiros, (Foz do Sousa, Gondomar), durante o Verão tem nadador salvador e é bastante frequentada. Mas não é isso que pretendo hoje. Antes do calor, da época balnear e das confusões, pretendo mostrar um local calmo e aprazível.
A praia encontra-se junto às antigas instalações da Central de Zebreiros – hoje um edifício aparentemente abandonado. Esta Central serviu como reforço à captação de água da Foz do Sousa (uns quilómetros mais acima), que em tempos fornecia água às cidades do Porto, Gaia, Gondomar e Matosinhos. Em 1934 deu-se início à abertura de poços de captação de água no areal de Zebreiros, estado, em 1938, oito poços em funcionamento. A crescente importância desta captação viria a justificar a construção da Central de Zebreiros, que ficou pronta em 1940. Mais tarde, com a construção da barragem de Crestuma-Lever, por intrusão da água do mar nas captações de Zebreiros, foram construídas novas captações a montante da barragem, na zona de Lever. Em 1985, entrava em funcionamento a Central Elevatória de Lever, desactivando-se assim a centenária Central da Foz do Sousa e as captações da Central de Zebreiros.
A zona da praia de Zebreiros, que foi requalificada em 2015 pela Câmara Municipal, é um local bastante aprazível e calmo onde poderá fruir, simultaneamente, do verde envolvente e do azul do rio. O areal – que já foi bem maior – não é muito extenso, pelo que torna esta pequena praia mais aconchegante e romântica. Durante a semana, poderá mesmo ter o areal inteiro só para si.
Quem chega do Porto, pela EN 108, sempre junto ao rio Douro, depois de passar a bonita ponte da Foz do Sousa – obra datada de 1957, da autoria do engenheiro Edgar Cardoso e que serviu de ensaio para a construção da Ponte da Arrábida, no Porto –, inicia uma pequena subida, a meio da qual tem uma rua à direita. É aqui que tem que virar. Depois, é só descer a rua, até chegar mesmo junto ao rio.
Cordenadas:
N 41º4.74732’
W 8º31.02006’
Commentaires