Este deve ser o miradouro do Parque Natural do Vale do Tua mais procurado e mais instagramável por quem visita a região.
Este Hot Spot fica situado numa estrada bastante cénica ente as aldeias de São Mamede de Ribatua e Safres (concelho de Alijó), aldeias que merecem uma visita – a primeira pelo seu património e, a segunda, pela paisagem e pelas suas casas de pedra.
O Miradouro do Ujo fica a cerca de dois quilómetros do centro de São Mamede de Ribatua, com uma imponente estrutura em aço corten que permite observar uma grande extensão do vale do Tua, bem como a albufeira da sua barragem. Devido à sua forma, o Miradouro (assinado por Henrique Pinto e Filipe Calisto) parece flutuar sobre a paisagem. Sem dúvida uma intervenção bem conseguida e bastante fotogénica. O local é concorrido, por isso, conte demorar aqui algum tempo até chegar a sua vez de subir ao Miradouro.
Um pouco mais acima, cerca de 350 metros, encontra-se um outro miradouro (não tão fotogénico…) com uma vista idêntica e muito mais sossegado – quando Linha de Terra lá esteve não tinha ninguém…
A beleza da paisagem, marcada pelo Tua que aqui ganha corpo devido à albufeira da barragem, é de cortar a respiração. Ao fundo, à direita, por entre bonitas vinhas, vislumbra-se a barragem do Tua que, com a sua construção, veio submergir uma parte da linha ferroviária, uma das mais cénicas do nosso país.
Como curiosidade, Ujo é o nome dado aos mochos nesta região.
O Parque Natural do Vale do Tua - que engloba os concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor - não tendo a popularidade do Douro Vinhateiro, é uma região de grande beleza. Repleto de magníficas paisagens, muitos pontos de interesse e um vasto património histórico, este é um território (ainda) pouco explorado. Por isso, toca a aproveitar enquanto o turismo de massas não o descobre. Certamente, uma região que irá merecer uma road trip da Linha de Terra.
Coordenadas GPS:
N 41°15.28374’ W 7°25.08864’
Comments