top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Baloiço do Talefe


Baloiço do Talefe
Baloiço do Talefe

Este é, provavelmente, um dos mais belos baloiços do Alentejo, com uma vista fabulosa onde podemos contemplar a magnífica paisagem alentejana com a sua vasta planície ondulada pontilhada com oliveiras e sobreiros.


Bem perto de Alter do Chão existe uma pequena e pitoresca aldeia, Alter Pedroso, cujo miradouro possui um baloiço com uma bela panorâmica. O Baloiço do Talefe – assim designado porque ali existe um marco geodésico (significado de talefe), fica junto às ruínas do castelo de Alter Pedroso, numa pequena elevação, a cerca de 400 metros de altitude, mas com domínio sobre a vasta planície.

Para além do magnífico miradouro e do seu baloiço com fantásticas vistas panorâmicas, Alter Pedroso merece uma visita pelos seus vestígios megalíticos e medievais: a anta de Alter Pedroso, as ruínas do castelo e da capela de São Bento, bem como a sua igreja paroquial merecem destaque.


O miradouro tem uma vasta panorâmica até à linha do horizonte (a Linha de Terra...)
O miradouro tem uma vasta panorâmica até à linha do horizonte (a Linha de Terra...)

O Miradouro do Talefe e o seu baloiço é um lugar marcante com vista panorâmica até à linha do horizonte (até à Linha de Terra...). Aqui imperam o silêncio e a paz. Um local que nos eleva a mente. De manhã bem cedo, ou ao final da tarde, pode ser um belo local para meditar e refletir. De acesso fácil e com estacionamento no local, junto ao miradouro e às ruínas do castelo existem bancos de madeira para fazer um piquenique, no entanto, deve-se evitar as horas de maior calor.

O lugar terá sido habitado pelo homem desde a pré-história, a avaliar pelos monumentos megalíticos. Pensa-se que a origem de Alter do Chão (a cerca de quatro quilómetros) poderá ter sido num povoado romano da Idade do Ferro, aqui em Alter Pedroso.

Alter Pedroso, já foi uma localidade importante e sede de concelho. Devido à sua posição geográfica, Alter Pedroso foi sede de concelho até meados do século XVI, altura em que devido à constante desertificação e ao desenvolvimento da vizinha Alter do Chão, perde autonomia e é anexada ao território daquela freguesia.

Ruínas do castelo de Alter Pedroso
Ruínas do castelo de Alter Pedroso

O castelo de Alter Pedroso terá sido construído no século XII, para ser um refúgio e um ponto de observação devido a elevação natural do local, não correspondendo ao “conceito tradicional” de castelo. A fortificação usou os grandes afloramento rochosos existentes no local, interligando-os por muralhas.

Dentro do antigo recinto do castelo podemos encontrar as ruínas da capela de São Bento de origem medieval (séculos XII-XIV) da qual apenas resta um portal gótico, uma pequena cisterna para recolha das águas da chuva, um antigo cemitério desactivado e um marco geodésico no centro do miradouro. Devido à elevação do local, instalou-se ali um posto de observação de incêndios.

O castelo de Alter Pedroso terá sido doado por D. Afonso II à Ordem de Avis, no século XIII, tendo recebido obras de reconstrução durante o reinado de D. Dinis. No século XVII, com a Guerra da Restauração, o castelo foi ocupado pelas tropas espanholas sob o comando de D. João de Áustria, tendo ficado em ruínas.

O marco geodésico ali existente foi construído durante a década de 40 do século XX.

Hoje em dia, do antigo castelo apenas restam partes da muralha, as ruínas e um portal da capela de São Bento e o antigo cemitério, entretanto desactivado.

Vale a pena dar um pequeno passeio pela aldeia de Alter Pedroso. A pequena localidade brinda-nos com o seu casario branco com a tradicional faixa coloria e com a igreja de Nossa Senhora das Neves, assente num grande bloco rochoso.


Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Alter Pedroso
Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Alter Pedroso

A igreja, do século XV, terá sido renovada nos séculos XVII e XVIII. Templo bastante simples, no seu interior destacam-se os retábulos em talha dourada e policromada profusamente trabalhados.

Ali perto, na estrada de acesso a Alter do Chão, há um desvio (caminho de terra) que nos leva até à Anta de Alter Pedroso, monumento megalítico que comprova a ocupação deste território desde tempos remotos. A Anta de Alter Pedroso é composta por um círculo de oito esteios dispostos verticalmente e que seriam encimados por uma laje maciça, da qual não existem vestígios.


Coordenadas GPS:

N 39º11.33676’

W 7º37.36968’

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page