top of page
Foto do escritorJoão Pais

Tarouca

Atualizado: 9 de mai. de 2021


Situada no sopé da serra de Santa Helena, Tarouca dista poucos quilómetros da margem esquerda do rio Douro. Pertencente ao distrito de Viseu e é cidade desde 2004.

Esta região terá sido uma das primeiras a ser povoada, mesmo antes da nacionalidade. Desta antiguidade existem vários vestígios arqueológicos e, crê-se, que os Lusitanos terão sidos dos primeiros povos a ocupar este território.

O principal monumento da cidade de Tarouca é a Igreja de São Pedro, edifício românico do século XIII-XIV. No entanto, existem documentos datados de 1163 que já referem aqui a existência de um templo. Assim, julga-se que a actual Igreja de São Pedro de Tarouca terá sido construída sobre uma outra – ou o que então restava dela –, a Igreja de Santa Maria. Esta igreja, na altura, estaria no interior das muralhas do Castelo de Tarouca, entretanto desaparecido.

A bela igreja matriz revela-nos a sua beleza e antiguidade pelo arco ogival da sua porta e pelos capitéis das colunas. Mesmo ao lado, fica a Igreja da Misericórdia (século XVI), também ela de grande beleza.

Durante a minha visita, ambas as igrejas se encontravam encerradas pelo que não pude admirar os interiores, certamente riquíssimos, mas a história diz-nos que na Igreja de São Pedro se encontra o túmulo do 1º Conde de Tarouca, D. João de Meneses – uma das famílias mais importantes e influentes da região, como ouvi contar entre as gentes da terra.

Nas ruas do seu encantador centro histórico, Tarouca brinda-nos com algumas casas apalaçadas e com brasão, com um belo fontanário e, no centro da cidade, recomendo a subida ao miradouro com a Capela da Senhora dos Prazeres – local onde talvez tenha existido o castelo de Tarouca. Deste ponto bastante aprazível temos uma bela vista sobre a cidade.

Esta cidade, com as suas gentes simpáticas e bastante acolhedoras, está rodeada por grande beleza paisagística. Para além da serra de Santa Helena (1.102 metros de altitude), no seu território, o concelho de Tarouca é atravessado pelo rio Varosa de grande espectacularidade com as suas pontes e quedas de água. Tarouca mantém ainda algumas aldeias de traços ancestrais.

Terra de espumantes (Caves Murganheira), Tarouca é também território de bons sabores gastronómicos: o cabrito assado com arroz do forno, as trutas do rio Varosa ou os rojões, são pratos que devem ser acompanhados com o bom vinho da região.

Tarouca, é portanto, um bom ponto de partida para visitar uma zona bastante rica em história, com gente nobre e de grande beleza paisagística e monumental.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page