top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Soajo


Bem a norte do país, já em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a histórica vila do Soajo (Arcos de Valdevez) merece uma visita atenta. Conhecido pelos seus espigueiros, o Soajo tem outros encantos como adiante veremos.

Na sua eira comunitária, bem perto do centro da vila, os cerca de duas dezenas de espigueiros construídos em pedra são o bilhete postal daquela vila. Esta eira comunitária assente num enorme penedo com os espigueiros dispostos em seu redor, apresenta ainda uma magnífica vista para o Parque Natural da Peneda-Gerês.

Este conjunto de espigueiros, ainda hoje utilizados pelos habitantes locais, está classificado como Imóvel de Interesse Público.



Seguindo a estrada que passa mesmo ao lado dos espigueiros, no sentido oposto ao do centro da vila, cerca de um quilómetro abaixo, encontramos o Poço Negro - local idílico de águas cristalinas.

O local é pouco visível da estrada, apenas existindo uma velha placa. Não existe estacionamento, pelo que os carros têm que ficar na berma da estrada junto à curva – e no Verão, são muitos os carros – e, depois, descer as escadas do lado direito e passar através da verdejante vegetação. Depois é só desfrutar.

Já lá em baixo, os locais para estender a toalha não são muitos, mas a lagoa proporciona uns bons mergulhos e umas longas braçadas. O leito da lagoa é bastante rochoso pelo que é necessário algum cuidado tanto ao caminhar como ao mergulhar.

A vila do Soajo e as suas ruas estreitas, por onde correm canais de rega, merece também um passeio. As suas casas de granito de traçado tradicional, o edifício quinhentista que já serviu de Paços do Concelho e o pelourinho merecem uma visita atenta. O pelourinho está classificado como Monumento Nacional. Na vila, que se nota, que foi recuperada, encontramos ainda mais espigueiros, a Igreja Matriz e a calçada medieval. Tudo motivos para uma visita mais que merecida a esta pitoresca localidade.


Os belos espigueiros da eira comunitária com o Parque Natural Peneda-Gerês

Perto da vila do Soajo (a uns dez minutos de carro) fica uma das portas de entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês – a Porta do Mezio. Aqui, para além de nos podermos cruzar com alguns cavalos garranos, podemos visitar o Centro de Interpretação do Mezio, que contém informações sobre o património cultural e biodiversidade, e o Núcleo Megalítico do Mezio com uma área arqueológica com várias mamoas e a famosa Anta do Mezio.


Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


ritacereija
23 oct 2018

Parabéns, fotos lindíssimas tudo bom gosto muito sucesso.

Me gusta
bottom of page