Repartida entre os concelhos de Espinho e Ovar situa-se a zona da Barrinha de Esmoriz, também conhecida por Lagoa de Paramos. Como o nome indica, esta bonita zona situa-se à volta de uma pequena lagoa costeira com ligação ao mar através das dunas e rodeada por caniços e com ligações às praias de Esmoriz e Paramos.
Alvo de uma intervenção com vista à sua requalificação e preservação, o espaço foi aproveitado para a construção de uns passadiços que nos permitem percorrer e conhecer esta zona em total harmonia com a natureza.
A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos
A Barrinha de Esmoriz localiza-se no distrito de Aveiro, nos concelhos de Espinho e Ovar, mais concretamente junto à zona costeira entre as praias de Paramos e Esmoriz e a poucos quilómetros da cidade de Espinho.
A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos foi recuperada e requalificada pelo programa Polis de Aveiro durante cerca de três anos. Foi feito o seu desassoreamento para melhoria do funcionamento hidrodinâmico da lagoa com a sua ligação ao mar. A Lagoa de Paramos tem ligação com o oceano de forma artificial, através de um dique, cuja abertura e encerramento depende da intervenção humana o que impede que a lagoa esteja sobre influência das marés. Foi feita ainda a requalificação das suas margens e do cordão dunar, recuperação da vegetação ribeirinha local e dos seus habitats, bem como a criação de percursos pedonais e cicláveis.
A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos caracteriza-se pelas suas águas salobras, uma junção de água salgada do mar través do dique que é aberto periodicamente e dos dois afluentes que aqui desaguam, o rio Lambo (que tem as suas nascentes em São João de Ver) e o rio de Lamas (que nasce em Santa Maria de Lamas através da junção de várias ribeiras). A Barrinha de Esmoriz é uma lagoa costeira com elevado valor, quer pela sua paisagem, quer pela fauna existente, sendo uma área protegida com cerca de 400 hectares e que está inserida na Rede Natura 2000.
Este ecossistema é um pequeno paraíso, já que aqui foram identificadas mais de 160 espécies de aves que aqui nidificam e se reproduzem, mas também muitas que vêm à Barrinha durante o período das migrações, ou mesmo para passar o inverno, porque encontram aqui um bom local para repouso e para se alimentarem. De entre as várias espécies podemos encontrar a Garça-Real, a Garça-Branca, a Águia-Sapeira, o Pernilongo, o Pisco-de-Peito-Azul e também a Garça-Vermelha e o Garçote, espécies ameaçadas.
Na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos ainda existem vários mamíferos (mais difíceis de encontrar) como a Gineta, o Tourão, a Raposa, e o Morcego, bem como alguns peixes como a Perca, a Enguia ou a Lampreia-de-Riacho.
Os Passadiços de Esmoriz
Os Passadiços de Esmoriz situam-se numa área dividida entre os concelhos de Espinho e Ovar. Os Passadiços contornam a Lagoa de Paramos, numa zona compreendida entre as praias de Esmoriz e Paramos e a linha de caminho de ferro (Linha do Norte/Linha de Aveiro). É um local fantástico para desfrutar num final de tarde e contemplar o por do sol da ponte sobre a Lagoa de Paramos ou mesmo junto ao mar (se não houver a tradicional nortada).
Os Passadiços Esmoriz são um percurso circular, que possui vários pontos de acesso: do lado norte, junto à praia de Paramos, ou junto ao Aeródromo de Espinho; do lado oeste junto à estação de Esmoriz; e do lado sul, junto ao campo de futebol do Sporting Clube de Esmoriz ou junto da própria praia de Esmoriz. Em todos estes pontos existe estacionamento. Junto ao campo de futebol de Esmoriz, existe um grande (gigantesco!...) parque de estacionamento que poderá ser uma boa opção, embora muito concorrida. Eu prefiro iniciar o passadiço junto à estação de caminhos-de-ferro de Esmoriz (lado do mar), um local bem mais pacato. Frequento estes Passadiços desde que abriram ao público e onde vou, pelo menos, duas a três vezes durante o ano. São de fácil acesso, muito agradáveis e bons para início de época, pois são planos.
O percurso circular à volta da Lagoa de Paramos tem cerca de cinco quilómetros e meio que se fazem em cerca de uma hora. O percurso é plano e praticamente todo feito em passadiço, excepção para um dos acessos à praia de Esmoriz (facultativo). Um percurso muito agradável que atravessa a Lagoa através de uma ponte em madeira e com ligação ao mar e à praia. Na zona mais interior do percurso, o passadiço passa por uma zona mais sossegada que atravessa um denso caniçal.
Quem optar por ir até à praia de Paramos, até junto à capela de Nossa Senhora da Aparecida (São João) ida e volta através do cordão dunar, terá que fazer mais cerca de três quilómetros, também em passadiço de madeira, o que eleva o tempo de caminhada para perto de duas horas. Neste percurso pode desfrutar do agradável som das ondas do mar, mas convém ter em atenção que em dias de muito vento, este pode ser um trajecto algo difícil.
A capela de Nossa Senhora da Aparecida, também conhecida por capela de São João, tem forma hexagonal e localiza-se num pequeno promontório a desafiar as forte ondas do mar. A capela foi reedificada em 1927 e conta com o espólio da antiga capela de São João Evangelista.
Para os mais afoitos, aqui há ligação com a Ecovia do Litoral-Espinho que liga a Praia de Paramos e a Praia Marbelo (cerca de 6.200 metros), podendo ainda articular com os passadiços que ligam a cidade de Espinho a Vila nova de Gaia (cerca de 22 quilómetros). O regresso pode ser feito de comboio.
Os Passadiços de Esmoriz abriram ao público em 2018 e ao longo do seu percurso vai encontrar pontes, um pequeno cais e um miradouro com vista sobre o azul do mar e sobre a Barrinha de Esmoriz. O ex-libris dos Passadiços de Esmoriz é a sua ponte em madeira sobre a lagoa, que veio substituir outra muito antiga, que aqui terá existido em meados do século passado. O percurso têm ainda um observatório de aves, um espaço para fazer uma pausa e, com sorte, conseguir identificar algumas das espécies existentes. Ao longo de todo o percurso existe informação sobre a fauna e a flora através de diversos painéis informativos.
A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos é um tesouro natural e único no norte do país que voltou a ganhar vida, tornando-se num belo espaço. Os seus Passadiços em madeira proporcionam uma caminhada fácil e muito agradável, ideal para sair da agitação das grandes cidades e encontrar ar puro e o equilíbrio necessário - um espaço zen que aquece a alma e regala a vista.
Passadiços de Esmoriz
Percurso circular aproximadamente com 5.500 metros à volta da Lagoa de Paramos e cerca de 8.500 metros se optar por ir até à capela de Nossa Senhora da Aparecida (praia de Paramos). Este Passadiço pode fazer-se todo o ano, no entanto, nos dias mais quentes existem poucas zonas de sombra e, em dias de vento, o trajecto à beira mar pode ser particularmente difícil.
Ponto de partida/chegada: os Passadiços Esmoriz possuem vários pontos de acesso - junto às praias de Esmoriz e Paramos, junto ao Aeródromo de Espinho, junto à estação de Esmoriz, junto ao campo de futebol do Sporting Clube de Esmoriz (onde existe um grande parque de estacionamento).
Duração: cerca de 2h00 (se optar pela ida à capela de Nossa Senhora da Aparecida).
Grau de dificuldade: Baixo (1 numa escala 0-5).
Recomendações: Mesmo sendo um percurso plano e de baixa dificuldade, tenha sempre em atenção a sua forma física. Tente informar-se com antecedência do estado dos Passadiços. Use roupas leves e calçado confortável (de acordo com a estação do ano). Sempre que possível, não vá sozinho, avise sempre um familiar ou um amigo para onde vai. Em dias de sol quente, use protector solar e leve água consigo. Siga sempre a sinalética existente e não saia do percurso marcado. Principalmente de Inverno, tome atenção às horas para não ter que caminhar no escuro (leve sempre uma lanterna consigo), depois de anoitecer não há iluminação. Não deixe lixo e, se vir algum, tente levá-lo consigo sempre que possível. Não faça barulho, pois está numa zona protegida. Respeite a natureza, relaxe e desfrute, vai ver que não há melhor actividade física.
Comments