Não muito longe da vila de Penacova e da margem do Mondego, encontramos este interessante núcleo molinológico com cerca de duas dezenas de moinhos de vento.
O concelho de Penacova possui um dos maiores núcleos molinológicos do país, encontrando-se espalhados pelos lugares da Atalhada, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira. O concelho de Penacova ainda preserva um conjunto importante de azenhas instaladas nos cursos do Mondego, do rio Alva e nas muitas ribeiras que correm no seu território.
Se no passado estes moinhos constituíam uma fonte de rendimento e de subsistência, hoje estas construções têm um importante valor histórico e patrimonial. Não se sabe ao certo quando foram construídos estes moinhos mas, certamente têm séculos e são o legado de gentes que se dedicaram à nobre arte de transformar os cereais em farinha. Embora alguns destes moinhos e azenhas estejam preservados e ainda em funcionamento é importante a sua manutenção e a reconstrução dos restantes.
Os moinhos da serra da Atalhada, na freguesia de Friumes, erguem-se no seu cume a cerca de 340 metros de altitude beneficiando de uma paisagem verdadeiramente majestosa. Daqui, para além de avistarmos a vila de Penacova, temos uma panorâmica de quase 360 graus, conseguimos avistar a serra do Bussaco, a serra da Lousã, a serra do Açor e a serra da Estrela. Tamanha é a grandiosidade da paisagem que daqui se alcança.
Este é um local de grande beleza, propício para admirar o por do sol, e excelente para quem gosta de sossego e da envolvência pela natureza.
Coordenadas GPS
N 40º15.47412’
W 8º13.64034’
Comments