top of page
Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Miradouro Olhos do Tua


Este Hot Spot situa-se em pleno Parque Natural Regional do Vale do Tua. O Parque Natural do Vale do Tua tem uma área de 25 mil hectares e abrange os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor. Encaixado entre o emblemático vale do Douro Vinhateiro e a Terra Fria Transmontana, o Parque Natural do Vale do Tua é uma das pérolas do norte de Portugal, um “segredo” (ainda) por explorar.

Com paisagens de cortar a respiração, é difícil ficar indiferente a estas vistas com tamanha beleza. São os montes, o domínio do verde, as vinhas, o ar puro, o silêncio… e, claro, o Tua, o rio que resulta da junção das águas de outros dois (o Tuela e o Rabaçal), ligeiramente a norte de Mirandela, e que vem por ali abaixo, por entre montes e escarpas até se juntar ao Douro.

Este é um dos miradouros mais bonitos da região do Tua com uma paisagem arrebatadora que impressiona pela sua beleza natural. Com uma ampla e desimpedida vista panorâmica sobre o vale do rio Tua, o miradouro está localizado no limite da aldeia de Castanheiro (Carrazeda de Ansiães).

Chega-se até à aldeia pela sinuosa, mas deslumbrante, N214 (Carrazeda de Ansiães - Foz Tua). Já na aldeia, é necessário percorrer cerca de 700 metros por ruas estreitas, mas sempre com indicação. Se não estiver interessado em fazer uma pequena caminhada pelas ruas da aldeia, fique a saber que o carro, com os devidos cuidados (pois a rua tem dois sentidos), vai até ao Miradouro onde existe um pequeno espaço para estacionar quatro ou cinco carros.

A estrutura do miradouro, em aço corten, é um projecto do escultor Paulo Moura (um artista residente em Carrazeda de Ansiães), e tem a forma da quilha de um barco, numa referência à recente navegabilidade do Tua e à ligação que as populações ribeirinhas das margens do Tua sempre mantiveram com o seu rio.

A magnífica paisagem que se avista deste ponto é deslumbrante e merece ser absorvida demoradamente. Aproveitemos para encher os olhos e a alma. O horizonte é vastíssimo, repleto de cumes e vales. As águas calmas do rio espelham o azul do céu infinito. E lá em baixo, mesmo à nossa frente, o Tua contorce-se na sua travessia do vale, fazendo com que a elevação existente na outra margem pareça uma ilha. Tudo parece perfeito. É impressionante tamanha beleza. Uma beleza brutal. Um excesso de natureza.

Coordenadas GPS:

N 41°14.25534’ W 7°22.93356’


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page