Existe um novo miradouro no norte de Portugal. Fica no concelho de Cinfães.
Situado na freguesia de Tendais, na pequena aldeia de Marcelim, em plena serra de Montemuro, o novo Observatório da Natureza de Marcelim está estrategicamente colocado numa elevação a cerca de 790 metros de altitude, que nos permite ter uma visão panorâmica sobre o vale do rio Douro, do rio Bestança e de um vastíssimo conjunto de montanhas. Um local único, com uma paisagem que se estende pelas serras de Montemuro, Aboboreira e Marão.
O miradouro de Marcelim, conta com duas estruturas independentes: um observatório virado para o vale do rio Bestança e outro para o rio Douro que nos permite uma vista ampla até à Pala (já na margem norte do Douro, no concelho de Baião). Uma das estruturas conta com um elevador para pessoas com mobilidade reduzida.
Este bonito e moderno miradouro dista cerca de nove quilómetros do centro histórico da vila de Cinfães. Seguindo pela N321 em direcção às Portas de Montemuro e Castro Daire, pouco depois do restaurante Solar do Montemuro, viramos à direita por uma estrada estreita em direcção à pequena aldeia de Marcelim. Lá em cima, junto à Capela de Nossa Senhora dos Milagres (século XX), encontramos um espaço agradável, arranjado muito recentemente que, para além dos dois miradouros, conta com uma praça com um pequeno anfiteatro, um parque infantil e uma zona de lazer com algumas mesas, bem como zona de estacionamento e wc público.
O vale do Bestança e a serra de Montemuro para além da sua majestosa paisagem são importantes santuários de biodiversidade, sendo a casa de muitas espécies emblemáticas da região como a toupeira-de-água, a salamandra lusitânica, a vaca-loura, a gineta e várias aves de rapina como o falcão peneireiro. A lembrar estas espécies o miradouro conta com sinalética personalizada alusiva a alguns destes animais.
Um Hot Spot muito agradável a não perder numa passagem por Cinfães e pela serra de Montemuro.
Coordenadas GPS:
N 41º02.18802’
W 8º04.07454’
Comments