top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Porto 360, o melhor miradouro sobre a cidade

Atualizado: 31 de jul. de 2022


A cidade Invicta está repleta de excelentes miradouros. Mas o melhor miradouro 360 graus do Porto fica no centro da cidade e Linha de Terra teve oportunidade de fazer uma visita guiada exclusiva.

O topo da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota foi, há cerca de um ano, aberto ao público como um miradouro com vista panorâmica de 360 graus sobre a cidade. Daqui beneficiamos de uma vista única sobre a cidade, sobre o rio Douro e sobre as suas margens.

Linha de Terra fez a visita com o guia Guilherme, da Porto 360, que nos contou a história do local bem como algumas informações e curiosidades dos monumentos e principais pontos de interesse da cidade Invicta que se avistam do topo da cúpula do Super Bock Arena.

Assim, para além de subir à cúpula do Super Bock Arena e aceder ao miradouro panorâmico, o visitante vai ficar a conhecer um pouco mais da história e algumas das características do interior do edifício.


O acesso ao topo da Super Bock Arena faz-se através da subida de 150 degraus
O acesso ao topo da Super Bock Arena faz-se através da subida de 150 degraus exteriores

O local escolhido para a construção do original Palácio de Cristal foi um local elevado onde existia a Torre da Marca, uma espécie de farol para orientação dos navios na entrada da barra do Douro. Assim, com a febre dos Palácios de Cristal, no século XIX, também a cidade do Porto iria ter o seu à semelhança do Cristal Palace de Londres. Neste palácio, da autoria do inglês Thomas Dillen Jones, que foi inaugurado em 1865, realizaram-se grandes feiras e eventos internacionais.

Mais tarde, já nos anos 50 do século passado o governo decidiu fazer obras de restauro no antigo Palácio de Cristal. Durante as obras há uma mudança de planos e o governo resolve construir um pavilhão desportivo para acolher o campeonato do mundo de hóquei em patins. Nascia assim o actual pavilhão, da autoria do arquitecto José Carlos Loureiro, para receber o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 1952 (que Portugal viria a vencer).

Após esta breve resenha histórica, Linha de Terra pode subir os 150 degraus exteriores que nos conduzem ao fantástico miradouro panorâmico com vista de 360 graus sobre a cidade Invicta. Ali ficamos a conhecer a história e algumas curiosidades dos monumentos e principais pontos turísticos da cidade, sempre com a boa disposição e total disponibilidade do nosso guia Guilherme.


Super Bock Arena - Panorâmica sobre o Douro e a cidade de Gaia
Super Bock Arena - Panorâmica sobre o Douro e a cidade de Vila Nova de Gaia

Linha de Terra no topo da Super Bock Arena.
Linha de Terra no topo da Super Bock Arena. Foto Porto360

Do topo da cúpula semi-esférica do Super Bock Arena, com os seus 768 óculos circulares, temos uma vista fantástica sobre a cidade do Porto desde a Ribeira até à Foz, passando pela baixa, pelo Marquês, zona da Boavista e ainda a ribeira de Vila Nova de Gaia. Monumentos e locais marcantes das duas cidades como o Mosteiro da Serra do Pilar, a Ponte Luís I, a Sé Catedral, o Coliseu, a Torre dos Clérigos, o edifício da Câmara Municipal, a Igreja da Lapa, a Igreja do Marquês, a Casa da Música e a Ponte da Arrábida podem ser avistados daqui.

O final desta maravilhosa visita ficou marcada com uma deliciosa surpresa enquanto se admirava um magnífico por do sol.

Super Bock Arena - Hot Spot para assistir ao por do sol
Super Bock Arena - Hot Spot para assistir ao por do sol

Aproveite para no final da visita dar uma volta pelos magníficos jardins do Palácio de Cristal, um dos mais emblemáticos espaços verdes da cidade do Porto.

As visitas têm a duração de 40/45 minutos, são acompanhadas por um guia e são realizadas por grupos até 13 pessoas no máximo. As visitas decorrem de terça a domingo e estão interditas a crianças até aos 10 anos e a pessoas com mobilidade reduzida. Os bilhetes custam 12,50€ e podem ser adquiridos no local (Porta 3) ou através da Ticketline.


Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota

A Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota é um espaço multiusos dotado das mais modernas tecnologias para eventos culturais, de entretenimento, desportivos e empresariais com capacidade até oito mil pessoas. A sua localização privilegiada, a escassos minutos da baixa da cidade do Porto, possibilita o acesso a vários transportes públicos e aos principais eixos rodoviários.

O Centro de Congressos, localizado no piso -1, integra um auditório em anfiteatro com 532 lugares, uma zona de exposições e quatro salas, cada uma com 70 lugares, podendo ser transformadas em apenas duas com capacidade de 150 lugares. Os eventos empresariais podem ainda decorrer na sala principal da Super Bock Arena, aumentando a sua capacidade até aos 5.500 lugares sentados. A sala principal da Super Bock Arena possui uma área configurável, com bancadas retrácteis, dois níveis de balcões e 23 camarotes.

Como curiosidade, fique a saber que a Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota utiliza a água do lago dos Jardins do Palácio de Cristal para a refrigeração das máquinas de controlo de temperatura, reduzindo os consumos energéticos e gastos de água em cerca de 40%, diminuindo assim a pegada ecológica.

Coordenadas GPS:

N 41º68.81316'

W 8º37.55388'

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page