top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Ponte de Arame de Santo Aleixo


Ponte de Arame de Santo Aleixo, em Ribeira de Pena
Ponte de Arame de Santo Aleixo, em Ribeira de Pena

A Ponte de Arame de Santo Aleixo, actualmente, encontra-se na margem da albufeira da Barragem de Daivões, junto à EN312 e a pouca distância da ponte sobre o Tâmega de Ribeira de Pena. Mas a verdade, é que a ponte nem sempre esteve ali. A ponte foi deslocada, preservada e reforçada devido à construção da Barragem de Daivões e consequente subida das águas do Tâmega, que a iria deixar submersa.

Antigamente, entre as freguesias de Salvador (Ribeira de Pena) e de Santo Aleixo de Além-Tâmega, o rio era atravessado através de poldras e, mais tarde, através de barcas. A ponte de arame surge no início do século XX – datada de 1913 –, para facilitar a travessia do rio Tâmega, a comunicação e as transações comerciais entre as duas margens já que, durante o Inverno, era frequente o caudal do Tâmega encobrir as poldras e a sua forte corrente tornava a travessia por barca perigosa.

Para as populações locais, a Ponte de Arame de Santo Aleixo foi a única travessia até 1963 – quando foi construída a ponte sobre o Tâmega –, sendo hoje uma importante atracção turística e ex-libris do concelho de Ribeira de Pena. A ponte faz parte do Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena e do “Caminho do Abade”, um percurso linear com cerca de seis quilómetros que une as igrejas de Ribeira de Pena e de Santo Aleixo de Além-Tâmega.

Por aqui, conta-se que a ideia para a construção da ponte se deve ao então pároco local que, devido ao mau tempo de Inverno, na impossibilidade de atravessar o Tâmega, vendo-se privado de bacalhau para a sua consoada, teve a ideia de fazer o “fiel amigo” atravessar o rio utilizando um cabo de arame e uma roldana. Ao que parece, consta que esta primeira tentativa de fazer atravessar o rio por arame não terá sido bem sucedida... e que o pároco terá ficado sem comer o bacalhau na noite de consoada.

A centenária ponte tem um comprimento aproximado de 60 metros e o seu passadiço de madeira é suportado por duas torres de alvenaria de granito e por mais de uma centena cabos de arame torcido. Com a sua renovação, a Ponte de Arame de Santo Aleixo mantém as mesmas características mas, por questões de segurança, foi reforçada com cabos de aço fixos em armações de betão. A sua travessia é uma experiência inesquecível, complementada com a bela paisagem que o Tâmega nos oferece.


A Ponte de Santo Aleixo é um ex-libris do concelho de Ribeira de Pena
A Ponte de Santo Aleixo é um ex-libris do concelho de Ribeira de Pena

Este ex-libris do concelho de Ribeira de Pena é uma das poucas pontes de arame de que há registo no nosso país. Ao todo, existem seis pontes de arame registadas, todas no norte de Portugal, sendo três delas sobre o rio Tâmega.


Coordendas GPS:

N 41º32.40066’

W 7º48.02166’


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page