Alguns dos melhores destinos estão “perdidos” nas montanhas do interior do país. É lá que estão (bem) guardados os maiores segredos. Hoje, trago um desses segredos bem preservado em plena serra do Açor. Um pequeno tesouro que esconde uma das mais belas cascatas de Portugal.
Um cenário idílico em plena zona protegida, onde a vegetação, os sons e os aromas da montanha nos envolvem e nos fazem sentir mais leves e em profunda harmonia com a Natureza. Vamos conhecer um pequeno paraíso no concelho de Arganil.
Inserida nona zona com muitos atractivos que justificam uma visita demorada, a Fraga da Pena é, por si só, um excelente chamariz a esta magnífica região. Localizada bem no centro de Portugal continental, na Região de Coimbra (NUTS III), na província da Beira Litoral, a Fraga da Pena dista poucos quilómetros da bonita aldeia de Benfeita.
A Fraga da Pena está inserida na Área Protegida da Serra do Açor, em plena Mata da Margaraça – uma importante reserva biogenética, considerada como o último reduto de vegetação original do centro do país. Este é um local de rara beleza, frescura e de grande biodiversidade. Um local privilegiado para o contacto com a Natureza.
Grande parte das Cascatas de Portugal encontram-se em local de difícil acesso ou que implicam alguma caminhada (por vezes longa). A Cascata da Fraga da Pena fica a poucos metros da estrada (EM518). São cerca de 200 metros a distância que nos separa da pequena zona de estacionamento até à Cascata. É uma pequena caminhada de cinco minutos por um empedrado em xisto (que molhado pode tornar-se bastante escorregadio), onde para além da Cascata da Fraga da Pena vai encontrar mesas para um piquenique e alguns velhos moinhos, numa envolvente natural e cénica de grande beleza e frescura com castanheiros, carvalhos e medronheiros. Este é um local idílico onde se encontra uma das mais espectaculares cascatas de Portugal.
A Cascata da Fraga da Pena tem cerca de 20 metros de altura, uma maravilha natural e (ainda) intocável pelo Homem. Aqui impera uma enorme serenidade e paz. Um local propício para o relaxamento e meditação. Aqui, o silêncio só é interrompido pelo alegre chilrear dos pássaros e pelo som da água. Um paraíso!
A Cascata, com cerca de 20 metros de altura, forma uma pequena lagoa com água límpida e cristalina onde é possível possível tomar um banho refrescante (a água é bastante fria já que o local é muito abrigado do sol).
A água da Cascata provém da Barroca das Degraínhas que desce serra abaixo e, aqui, encontra um acidente geológico originando um conjunto de sucessivas quedas de água.
Mas não se deixe ficar pela principal (e maior) Cascata. Do lado esquerdo da Cascata, depois de atravessar a pequena ponte de madeira, há uma escadaria (bastante íngreme) que nos leva a um pequeno trilho. Seguindo esse trilho (sempre pela direita) vai encontrar mais umas piscinas naturais e pequenas cascatas onde também pode tomar banho. Eu, particularmente, gostei bastante mais da envolvente natural desta Cascata mais pequena do que da queda de água inicial e maior.
Pode aproveitar para fazer o belo trilho circular (cerca de 2,5 quilómetros) desde a Fraga da Pena até à aldeia de Pardieiros (a única localidade dentro da Área Protegida da Serra do Açor), onde pode apreciar todo o esplendor da Natureza e a beleza da Mata da Margaraça. Parte deste trilho coincide com o percurso do PR1 de Arganil - Caminho do Xisto da aldeia de Benfeita (outro local a não perder!), um trilho circular com pouco mais de dez quilómetros.
Coordenadas GPS:
N 40º13.2129’ W 7º56.16432’
40.220215 -7.936072
Comments