top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Cascata da Pedra Ferida



Cascata da Pedra Ferida
Cascata da Pedra Ferida

Hoje trago-vos uma das mais belas cascatas de Portugal. Esta é a Cascata da Pedra Ferida com cerca 25 metros de altura e a sua beleza não se fica apenas pela queda de água, mas também pela magnífica zona florestal envolvente bem como pelo caminho que é necessário percorrer para lá chegarmos.


A Cascata da Pedra da Ferida fica localizada junto à vila de Espinhal, no concelho de Penela (mesmo ao lado da Serra da Lousã), a cerca de 30 quilómetros da cidade de Coimbra.

A Cascata da Pedra Ferida está perfeitamente embrenhada na floresta. É aqui que a ribeira da Azenha (afluente do rio Dueça com cerca de 12 quilómetros de extensão) se despenha duma altura de cerca de 25 metros.

O percurso para se atingir a cascata faz parte do PR2 de Penela (trilho linear com cerca de seis quilómetros), no entanto, não é necessário fazer todo o trilho para se chegar a esta magnífica cascata.

O percurso faz-se por um pequeno caminho que acompanha a ribeira da Azenha entre frondosa vegetação que ao longo do ano adquire diferentes tonalidades, o que torna a Cascata da Pedra Ferida apetecível durante todo o ano. No entanto, não recomendo que se faça este caminho com chuva nem com o piso molhado, pois pode tornar-se perigoso e escorregadio devido às muitas pedras que é necessário ultrapassar e contornar. Também não é aconselhável a crianças pequenas devido ao desnível acentuado do terreno. O caminho é sempre a subir, com alguma exigência física, mas que considero acessível, já que este é um belo percurso que apela aos sentidos e para se fazer calmamente. Recomendo que leve calçado adequado para caminhada.

Ao longo deste pequeno (mas exigente) percurso, onde o som da água a correr é uma constante, vamos encontrar moinhos, passar entre as ruínas de alguns já em avançado estado de degradação, atravessar pequenas pontes de madeira, e ver alguns poços de água.

Para chegar à Cascata da Pedra Ferida é necessário percorrer um estradão florestal de terra batida com cerca de dois quilómetros (até ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha) que nem sempre está em bom estado. Circule devagar e leve o carro até onde puder – das diversas vezes que visitei a Cascata, já levei o carro até ao fim do estradão e, também já tive que o deixar sensivelmente a meio do caminho e continuar a pé.

Para visitar a Cascata da Pedra Ferida deve dirigir-se à vila de Espinhal, no concelho de Penela, mesmo ao lado da A13 (saída 25). Na vila deve procurar pela capela do Santo António do Calvário e seguir pela rua, entre muros, à direita onde, uns metros mais à frente, vai encontrar uma bifurcação. Siga pela direita novamente. O caminho é simples e encontra-se bem sinalizado.

Cascata da Pedra Ferida
Cascata da Pedra Ferida

Daqui para a frente o caminho é em terra batida que, como eu já referi, nem sempre está em bom estado. Cerca de 850 metros à frente vai encontrar nova bifurcação com um desvio até junto de umas construção e até junto da ribeira da Azenha. Deverá seguir pela esquerda, ligeiramente a subir. Se o caminho estiver em mau estado poderá ponderar deixar aqui o carro e seguir a pé até ao parque de merendas.

A partir do parque de merendas terá, obrigatoriamente, que seguir a pé. São cerca de 1200 metros até alcançar a Cascata. O percurso é algo exigente, com bastante desnível, algumas pedras que é necessário ultrapassar, mas como é curto faz-se bem. Mesmo ao chegar à Cascata à um pequeno troço bastante inclinado onde existe uma corda para auxiliar na progressão. Faça o caminho com calma, admire a vegetação, escute o cantar alegre dos pássaros e o melódico correr da água. Garanto que vale a pena e que será um momento que dificilmente irá esquecer.

Chegando à Cascata da Pedra Ferida irá encontrar um local idílico com uma bela queda de água com cerca de 25 metros e, com os devidos cuidados, um pequeno poço para um banho refrescante. Encontre onde se sentar (aproveite para descansar as pernas…) e fique um bom bocado escutar os sons, contemple a beleza do local e a grandiosidade da mãe-natureza.

O poético nome da Cascata deve-se à oxidação das rochas pelo constante correr da água – dizem que a ribeira nunca seca. Devido ao contacto continuado da água com as rochas, estas ganham uma coloração avermelhada, dando a ideia de uma ferida.

Existe um outro acesso à Cascata da Pedra Ferida a partir da ER347, por um trilho marcado (agora a descer) em frente ao alojamento Refúgio da Pedra Ferida. Este trilho, igualmente exigente e bastante acidentado, também faz parte do PR2 e, embora ache que a distância seja ligeiramente mais curta, recomendo a primeira opção, pois esta parte do percurso não tem a mesma beleza.


Coordenadas GPS:

Cascata: N 40º1.1793’ W 8º19.45446’

Parque de Merendas: N 40º1.16634’ W 8º19.7715’


Moinho na zona envolvente à Cascata da Pedra Ferida
Moinho na zona envolvente à Cascata da Pedra Ferida

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page