top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Dois anos de Linha de Terra

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Alqueva, Monsaraz
Alqueva, Monsaraz

O blog Linha de Terra celebra hoje dois anos de existência. Entendi que era a altura de fazer um pequeno balanço do que foi feito e levantar um pouquinho do véu do que virá por aí. Faz hoje dois anos que o blog e o projecto Linha de Terra viam a luz do dia, após algumas (muitas) semanas de preparação e de reflexão. Como já foi explicado, a ideia ganhou força devido aos muitos “empurrões” de Amigos que insistiam que as minhas viagens e “descobertas” por esse Portugal fora tinham que ser divulgadas. É verdade que a ideia já cá andava a borbulhar, mas a falta de tempo para um projecto destes levava-me a hesitar - uma página destas, para ser bem sucedida, requer tempo, timing, organização e muito empenho. E havia (e continua a haver) tanto para aprender e perceber... Prometi a mim mesmo que iria dar o meu melhor, partilhando com os meus leitores a minha paixão pelo que faço: partilhar a excitação que me invade em cada “partida” para um novo destino do blog (mesmo que não seja a primeira vez que o visite); partilhar o entusiasmo com que percorro cada uma das ruas de cada cidade, vila ou aldeia; ou o sentir da natureza ao calcorrear os trilhos no meio do monte. Transmitir sentimentos, conhecimentos e deixar o “bichinho” para que os leitores metam pés ao caminho.

Quintandona
Quintandona

Como alguns devem saber, eu tenho uma vida profissional completamente fora deste sector (pois, pois, é preciso “ganhar para a sopa” e pagar as despesas) e aquilo que me move é um gosto pessoal em viajar, em conhecer melhor o nosso país, em fotografar (que faço há cerca de 40 anos) e em percorrer trilhos, preferencialmente no meio da natureza (há cerca de 15 anos). Tive que me organizar e arranjar tempo... Os meus dias “esticaram”... Coisa nem sempre fácil, mas como diz o ditado popular, “quem corre por gosto, não cansa”. Penso que o trabalho realizado até aqui é positivo. Linha de Terra já percorreu uma boa parte do país, sempre a fugir das grandes cidades e privilegiando o interior – Minho, Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo e os Açores foram alguns dos destinos ao longo destes dois anos.

Portas de Ródão
Portas de Ródão

O blog tem crescido, tem vindo a conquistar o seu espaço. A página tem crescido em visitas e em visualizações, tem crescido nas redes sociais (para os menos atentos, Linha de Terra está no Facebook e no Instagram) e tem crescido em termos de contactos, quer de particulares quer de entidades.

O lançamento do Anuário 2019 em versão digital foi certamente um dos pontos altos deste último ano, com um feedback muito positivo e com muitas pessoas a pretenderem uma versão em papel - infelizmente, tal ainda não foi possível. Penso, por isso, que o saldo destes dois anos é amplamente positivo.

Apesar do “bichinho” pela descoberta não parar quieto, este último ano não tem sido fácil. A juntar à pandemia que nos tem limitado a todos em deslocações e em cuidados complementares, tenho a juntar alguns problemas (recentes) de saúde que me têm limitado q.b., principalmente em termos de grandes caminhadas e da realização de trilhos - daí a ausência deles no blog ultimamente, mas melhores dias virão.

Muito recentemente o blog conheceu a sua primeira experiência com imagens em vídeo, uma experiência para continuar e desenvolver (mais uma aventura…). Apesar de não ter grande experiência em vídeo e edição, conto começar apresentar alguns pequenos vídeos com alguma regularidade, bem como o lançamento do canal de YouTube.

Torre de Moncorvo
Torre de Moncorvo

O futuro é já amanhã e projectos para o blog não faltam, mas fica o compromisso de continuar a mostrar locais fora das tradicionais rotas turísticas - a seu tempo também irei começar a introduzir as “grandes atracções turísticas do país” e as visitas às cidades. Para além de ir continuar com as secções já criadas, como os trilhos e com as road trips, está previsto (na Primavera) o lançamento de uma série temática, ainda em formato a definir. Obviamente que o Anuário Linha de Terra terá a sua edição 2020 e está ainda previsto a criação de mini Guias/Roteiros Linha de Terra.

Vai ser um ano cheio de novidades onde prometo, com paixão e muita dedicação, continuar a #DescobrirPortugal. Eu e o leitor havemos de nos cruzar por esse país fora. Até lá!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page