top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Caretos de Podence são Património Cultural Imaterial da Humanidade

Atualizado: 13 de abr. de 2021



Os Caretos de Podence são, desde a passada quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorreu, em Bogotá, na Colômbia.

Os tradicionais caretos do Entrudo Chocalheiro da aldeia de Podence, bem perto de Macedo de Cavaleiros, passaram a fazer parte da lista mundial de Património Imaterial da Humanidade, onde Portugal já conta com o Fado (2011), a Dieta Mediterrânica (2013), o Cante Alentejano (2014), a Arte Chocalheira (2015), a Falcoaria (2016), a Olaria Negra de Bisalhães (2016) e os Bonecos de Estremoz (2017).

Esta antiga tradição de origens célticas [ver texto no blog aqui] já havia sido reconhecida pelo governo português como Património Cultural e Imaterial de Portugal, em 2017.

Embora existam caretos por quase toda a região de Trás-os-Montes, os Caretos de Podence distinguem-se dos demais pelo uso do chocalho - daí o nome "Entrudo Chocalheiro".

O Carnaval de Podence é apontado como o mais genuíno Carnaval português. De chocalhos à cintura e vara na mão, os Caretos parecem ter o diabo no corpo. Correm, saltam, dançam, gritam, perseguem as mulheres e assustam os visitantes. Sempre que avistam uma mulher desprevenida, rapidamente poem-se ao lado dela e chocalham-na nas nádegas.

Com demónios à solta ou com um "cortejo" de cariz sexual, o Carnaval Chocalheiro de Podence e os seus Caretos mantêm vivas as tradições ancestrais do nordeste transmontano.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page