top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Praia fluvial de Loriga

Atualizado: 13 de abr. de 2021



Esta praia fluvial situa-se no curso da ribeira de Loriga que nasce no planalto superior da serra da Estrela. Ficando em pleno Vale Glaciar de Loriga, é a única praia portuguesa situada num vale glaciário.

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho de Seia, está é uma praia que se destaca pelas suas águas puras e cristalinas que correm ribeira abaixo formando pequenas lagoas.

A ocupação de Loriga remonta há muitos séculos atrás. Sabe-se que teve ocupação romana e a comprovar isso mesmo, temos a Ponte e a Calçada Romana nas imediações da vila. A origem do seu nome parece estar relacionada com a saia de malha, correias e couro usada pelos guerreiros medievais.

Loriga foi um dos principais pólos industriais da Beira, teve grande tradição nos lanifícios, mas com o declínio da indústria, em meados do século passado, a população foi abandonado a vila. Numa zona de grande beleza, não deixe de dar uma volta pelas ruas da vila e de conhecer os seus ribeiros, pontes, algumas casas de xisto e admirar alguns rebanhos de ovelhas bordaleiras.



Chega-se à praia fluvial de Loriga através da N231, saindo de Seia em direcção a Loriga e Alvoco da Serra. A praia fica cerca de um quilómetro após a vila de Loriga, à face da estrada junto a uma ponte.

A praia conta com boas infra-estruturas de apoio como balneários, casas de banho, parque de merendas, um bar de apoio e estacionamento. O único senão, é mesmo o estacionamento, já que o espaço reservado para o efeito, na beira da estrada, não é muito grande. Esta é uma praia com uma afluência considerável nos meses de Verão (com os inconvenientes para esta época que atravessamos). A praia fluvial de Loriga foi uma das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de praias fluviais.

Coordenadas:

N 40º19.5996'

W 7º40.71714'

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page