A bonita praia fluvial de Lapa dos Dinheiros situa-se perto da aldeia com o mesmo nome, na ribeira da Caniça, um afluente do rio Alva.
Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, perto de Seia (a cerca de sete quilómetros), segue-se pela N231 em direcção a Loriga (vamos lá a seguir…), virando-se depois para a aldeia de Lapa dos Dinheiros. Ao chegar à aldeia, há uma subida um pouco inclinada com uma bifurcação, em vez de seguir para o centro da aldeia, siga pela esquerda (em direcção ao cemitério). Depois dessa bifurcação tem sempre indicação. A última parte do percurso é feita em terra batida e o parque de estacionamento fica a uns 100 metros da praia.
A praia está inserida num vasto espaço repleto de vegetação verdejante, bucólico e de grande beleza, tornado o local paradisíaco. Para além da sua grande beleza, o local é extremamente sossegado, ouvindo-se o cantar dos pássaros. A praia fluvial de Lapa dos Dinheiros surge do aproveitamento de uma represa e a sua água é cristalina. A praia caracteriza-se por ter um enorme rochedo no meio da ribeira, o que ajuda a tornar o local ainda mais idílico.
A praia dispõe de um pequeno bar de apoio, solário com chapéus de palhinha, nadador salvador (em época balnear, que normalmente é entre Julho e Agosto) e outras estruturas de apoio.
Ali bem perto, fica o Buraco da Moura, um miradouro sobre as quedas de água da ribeira da Caniça.
Coordenadas:
N 40°23.1099’
W 7°41.82912’
Comments