Janeiro de Baixo é uma aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e pertence à rede das Aldeias do Xisto.
Janeiro de Baixo está inserida numa zona de grande beleza, com um lindíssimo enquadramento natural. A aldeia é banhada pelo rio Zêzere que serpenteia por entre os vales como que a fugir das encostas altas da serra cobertas por um vasto manto verdejante. Aqui, a paisagem deslumbra-nos a cada curva do rio (pena o incêndio florestal que na passada semana consumiu uma parte deste manto verde ali perto…).
A aldeia tem raízes bastante antigas, tendo pertencido à Ordem de Cristo. Calcula-se que o povoado, originalmente, terá crescido em torno da capela de Santo Cristo. A aldeia tem alguns pontos de interesse, apresentando algumas casas “com o xisto à mostra” (as outras estão rebocadas) e outras devidamente recuperadas. A igreja matriz, com orago a São Domingos é do século XIV e do património da aldeia fazem parte ainda a capela do Santo Cristo, a capela de São Sebastião, o Tronco de Ferrar (lugar onde antigamente se ferravam os animais) e a Barca (embarcação triangular e tradicional da região). A aldeia tem poucos habitantes permanentes – também aqui o isolamento e a falta de desenvolvimento levou as pessoas a procurarem uma vida melhor –, e é no Verão que a aldeia ganha vida com a sua praia fluvial.
A bonita praia fluvial de Janeiro de Baixo com o seu amplo areal está classificada como praia acessível. Para além de nadador salvador, bar de apoio e balneários, a praia tem guarda-sóis o que, associado à beleza do local, torna o ambiente ainda mais paradisíaco. Mesmo ao lado da praia existe um parque de merendas, um campo de jogos e um parque de campismo (mesmo a calhar para os apreciadores). Tudo isto numa harmonia plena com a natureza envolvente.
Coordenadas:
N 40°2.77134’
W 7°48.09762’
Comments