Sou um apaixonado pelas fabulosas praias da serra da Arrábida. Já aqui escrevi que são, muito provavelmente, as melhores praias do Mundo. Nas minhas recentes férias voltei a passar uns dias nas praias da serra da Arrábida. É sempre bom voltar ao paraíso.
Para quem gosta da natureza no seu estado mais puro, a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma excelente alternativa às praias mais concorridas da região. Aproveite a manhã, pois tem ainda menos gente.
A Praia do Ribeiro do Cavalo, apesar de ficar mesmo ao lado da vila de Sesimbra, em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, continua a ser uma praia “selvagem”, um pequeno paraíso ainda em estado bruto, praticamente intocado pelo homem. Muito provavelmente devido à falta de acessos… digamos… mais fáceis (e que continue assim por muitos anos…).
A Praia do Ribeiro do Cavalo já foi eleita uma das 100 praias mais belas do Mundo. E quando se avista a praia cá de cima do topo da falésia, é fácil perceber o porquê: a calma do mar , a sua cor azul-turquesa, a areia dourada, os rochedos e a falésia criam aqui uma envolvência natural, única e extremamente bela. Uma verdadeira obra de arte criada pela mãe-natureza.
O acesso por terra à praia – sim, porque também é possível aceder à praia por mar, apanhando um taxiboat em Sesimbra – não é muito difícil, e o carro até pode ficar relativamente perto, mas implica fazer um pequeno trilho. O acesso à praia do Ribeiro do Cavalo não é apropriado para pessoas com problemas de locomoção, crianças de colo e não é aconselhado o uso de chinelos de praia bem como o transporte de geleiras e outros pesos e grandes volumes (façam como eu, protector solar e toalha de praia é o suficiente).
Para chegar à praia é preciso fazer um pequeno estradão em terra. Depois, é necessário percorrer um trilho – talvez uns 800 metros – que, na parte final é acidentado e tem um declive acentuado. O trilho está marcado – existem indicações pintadas nas pedras – e, sinceramente já fiz trilhos piores por muito menos… O acesso ao paraíso não é fácil mas vale a pena o “esforço” de percorrer o trilho para ter o privilégio de se banhar naquela água de um azul único na costa portuguesa).
A Praia do Ribeiro do Cavalo não é muito grande, é uma pequena língua de areia dourada por baixo das arribas (é preciso ter cuidado com o sítio que escolhem) e um mar azul-turquesa de águas calmas e cristalinas. Um cenário que parece saído de um filme. Como é uma praia “selvagem”, não conte com os habituais apoios de praia, esplanadas ou nadador-salvador. Não há lá nada! Só um mar azul-turquesa completamente tranquilo e absolutamente maravilhoso, por isso vai estar por sua conta e risco, não abuse, tenha cuidado e desfrute do melhor que a natureza tem.
Como já referi, pode aceder à praia por mar, através de barco a motor ou de kayak explorando as redondezas (há empresas em Sesimbra que tratam disso e que o deixam na praia em cerca de dez minutos) ou, então, por meios próprios. Existem duas maneiras de chegar até ao trilho que conduz à praia: seguindo de carro até à localidade de Sentrão (onde termina o asfalto) e seguir cerca de 550 metros pelo estradão de terra (é, praticamente, fazer uma recta…). Cabe-lhe a si escolher entre deixar aqui o carro ou seguir em frente. A alternativa é ir até ao Clube Naval de Sesimbra e, junto ao Forte de São Teodósio da Ponta do Cavalo, seguir pelo estradão de terra. São cerca de mil metros. Vou deixar as coordenadas do estacionamento no final do texto.
Aqui chegado e estacionado o carro, como disse, é necessário fazer um pequeno trilho com cerca de 800 metros. Do lado do mar, junto a uma curva, existe uma placa (vandalizada) a assinalar a praia e umas pedras grandes a barrar acesso a um outro caminho que leva a uma pedreira. É aqui que começa o trilho. Passe as pedras e logo que possível “vire” à esquerda por um caminho entre a vegetação baixa. O trilho é intuitivo, nota-se bem por onde passam as pessoas e existem marcações pintadas nas pedras que auxiliam a chegar à praia. O trilho na sua parte final é mais acidentado e apresenta um declive acentuado, já que vamos ter que vencer um desnível de 90 metros, mas nada de muito complicado – apenas algum cuidado, atenção onde põe os pés e aqui e ali poderá que ter o auxílio das mãos para se firmar e apoiar (daí não ser aconselhado levar muita “tralha” consigo). Vai ver que o esforço será recompensado com uma praia absolutamente deslumbrante.
O nome da praia, segundo dizem, tem origem numa rocha que faz lembrar a cabeça de um cavalo… Honestamente, não consegui ver nenhuma que me fizesse lembrar a cabeça de um cavalo, talvez tenha procurado do ângulo errado.
Comparável às praias das Caraíbas ou da Tailândia devido ao azul-turquesa do mar (mas convém não contar com a água tão quentinha como nessas paragens exóticas…), a Praia do Ribeiro do Cavalo é, sem dúvida, uma das praias mais belas que já visitei no litoral português. Aqui encontrará um pequeno paraíso às portas de Sesimbra. Um cenário fantástico (ainda) em estado “selvagem”, que cativa todos os que podem usufruir desta praia pequena em tamanho, mas enorme em beleza. Com total serenidade e silêncio, a Praia do Ribeiro do Cavalo permite uma comunhão plena com a Natureza. Um oásis para os amantes da Natureza no seu estado mais puro.
Ah! Para que esta maravilhosa praia continue bonita e “selvagem” não se esqueça de levar o lixo consigo na hora do regresso ao carro.
Coordenadas GPS:
Estacionamento
N 38º26.09172'
W 9º07.54356'
Praia
N 38º25.95768'
W 9º07.83264'
Comments