top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Lagoa no rio Arado


Lagoa no rio Arado
Lagoa no rio Arado

Hoje trago um local maravilhoso para um banho refrescante no rio Arado. Um local de fácil acesso, sem ter que andar muito, sem ter que saltar de pedra em pedra para lá chegar e, muito provavelmente, sem ninguém...

O vale do rio Arado é um dos locais mais bonitos para conhecer no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ao longo do seu leito, inicialmente num terreno bastante rochoso e depois por entre uma floresta de cedros, pinheiros e carvalhos, o rio Arado brinda-nos com diversas cascatas e inúmeros poços ou lagoas, alguns dos quais fazem parte do roteiro turístico do Gerês.

O rio Arado é um rio de montanha de grande beleza que corre, serra abaixo, encaixado em vales rochosos formando inúmeras cascatas e pequenas lagoas. Este rio nasce em plena serra do Gerês da confluência de diversas ribeiras a mais de 1200 metros de altitude (acima do Curral do Camalhão) e desagua no rio Fafião pouco depois da Cascata de Fecha de Barjas (Cascata do Tahiti) entre as aldeias de Ermida e Fafião, num percurso de pouco mais de oito quilómetros. Durante o Inverno o rio Arado apresenta um caudal considerável e no pico do Verão, normalmente, já leva pouca água, podendo mesmo secar algumas lagoas e cascatas.

O local que vos trago hoje, fica bem perto do Miradouro das Rocas, um pouco antes de chegar à Cascata do Arado (ver aqui), perto da aldeia de Ermida, no concelho de Terras do Bouro.

Ao longo do seu leito o rio Arado brinda-nos com diversas cascatas e inúmeros poços ou lagoas
Ao longo do seu leito o rio Arado brinda-nos com diversas cascatas e inúmeros poços ou lagoas

Estacione o carro junto ao Miradouro das Rocas – aproveite para subir ao topo e teres uma fantástica panorâmica sobre a serra do Gerês e o vale do rio Arado – e, junto ao acesso ao miradouro, vai encontrar um caminho que desce, floresta adentro, por entre os altos cedros. Desça por aí até encontrar uma bifurcação. Aqui chegado, embora os dois caminhos nos levem ao leito do rio Arado (sim, eu fiz os dois…), sugiro que siga pela esquerda. (O caminho da direita tem menos declive, mas depois temos que andar a saltitar de pedra em pedra pelo leito do rio; o caminho da esquerda é mais inclinado, mas leva-nos directamente à lagoa).

Siga o caminho da esquerda em direcção ao leito do rio, embora a inclinação do terreno seja mais acentuada, pode aproveitar as muitas raízes das árvores para auxiliar na progressão e servirem de degraus. Cuidado para não tropeçares. Deverão ser uns 300 metros até chegar ao rio, sem esforço, sem andar a saltitar de pedra em pedra e, muito provavelmente, sem ninguém.

Lagoa no rio Arado
Lagoa no rio Arado

Chegando ao rio vai encontrar esta maravilha natural, uma autêntica piscina, de água pura e cristalina, onde também existe uma pequena cascata. Aqui a água é ligeiramente mais quente do que junto à Cascata do Arado.

Convém lembrar que a quantidade de água nas lagoas depende da época do ano e das condições de seca. A melhor altura para visitar o rio Arado é durante a Primavera e Verão, quando a paisagem é mais verdejante e as temperaturas mais altas. Eu estive lá agora, no início de Outubro e, apesar da seca que assola o país, a lagoa tinha água suficiente para umas braçadas e uns bons mergulhos. E a água não estava fria.

É importante lembrar que a segurança é fundamental, particularmente nestes locais isolados. Apesar da distância ser curta, leve calçado adequado. As rochas existentes nestas lagoas podem ser especialmente escorregadias. Mantenha-se atento e em segurança. Não corra riscos desnecessários. Lembre-se que estas lagoas naturais não são zonas balneares, são espaços selvagens, de grande beleza, perfeitos para momentos de comunhão com a Natureza, de contemplação, de recarregar energias, de reflexão e de interiorização.

Convém não esquecer que está numa área protegida e numa área selvagem. Respeite-a! Observe, contemple, sinta e fotografe. Não faça barulho, não deixe lixo e não se demore no local. Ah! Já agora, se puder, evite os fins-de-semana.

Coordenadas GPS:

N 41º42.9603’

W 8º7.92564’


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page