Quem me conhece, sabe que volta e meia ando “perdido” pela Serra da Freita e pela Serra da Lousã; duas paixões.
Aproveitando uma dessas idas à Serra da Lousã, fiz um pequeno desvio à bela localidade de Serpins. Já lá havia passado mas, na altura, sem tempo para uma paragem. A pitoresca vila de Serpins tem alguns pontos de interesse, mas foi o Cabril do Ceira que me levaram até aquelas paragens.
À semelhança das Portas do Rodão (no Rio Tejo) o Cabril é uma garganta rochosa e apertada por onde correm as águas cristalinas do rio Ceira.
Local bastante aprazível para desfrutar da natureza e também para uns bons mergulhos. O Cabril do Ceira é (ainda) um local pouco frequentado, pelo que ainda encontra espaço para estender a toalha e, quem sabe, fazer um piquenique.
O acesso a este ponto não é fácil. Seguindo a estrada que liga a Lousã a Vila Nova do Ceira (EN 342-3), tem que se virar à esquerda na ponte de Maria Mendes. Após passar esta ponte deverá virar no segundo estradão de terra à direita – poucos metros a seguir à ponte. No entanto, uns metros mais acima, numa curva, tem indicação para seguir também por um outro estradão de terra à direita.
São cerca de 1800 metros num estradão de terra batida em mau estado, com muitas covas e lombas. Mas com calma, e bem devagar, chega-se lá e o local paradisíaco vale bem a pena. Relativamente inexplorado, com dezenas de metros de altura, este magnífico desfiladeiro rasgado na rocha abre-se para a passagem das águas do rio Ceira, formando um pequeno lago. O acesso faz com que o local se mantenha relativamente selvagem. Depois de lá ir-mos uma primeira vez, o regresso torna-se obrigatório!
Mesmo ali ao lado, pode-se ver o início de um túnel inacabado (com umas dezenas metros) que pretendia fazer a ligação da linha férrea entre Serpins e Arganil.
Ali perto pode-se visitar a Capela e Miradouro de Nossa Sra. da Candosa, construída no topo da garganta rochosa, beneficiando de uma magnífica vista para o Cabril e zona verdejante envolvente. Já na vila de Serpins a magnifica praia fluvial da Sra. da Graça, a ponte medieval e a antiga ponte ferroviária merecem uma visita.
Lindos lugares e fotos parabéns