Esculpidas num vale com uma bela paisagem, as aldeias de Gondarém e Midões possuem a beleza das aldeias de montanha com ruas estreitas e sinuosas e as suas casas em pedra - o xisto.
As duas aldeias pertencem à freguesia de Raiva, concelho de Castelo de Paiva, estão numa encosta viradas para o Douro e para a imponente Serra da Boneca na outra margem do rio.
Gondarém e Midões brindam-nos com as suas ruas pitorescas, com magníficas casas de xisto e um ou outro solar antigo.
Aqui é fácil imaginar os melros a esvoaçar, assustados, com o ranger do rodado dos carros carregados de milho, puxados por uma junta de bois, enquanto um Rabelo passa lá em baixo, no rio, transportando pipas de vinho para o Porto.
Gondarém é uma pequena aldeia enquadrada na encosta verdejante com as suas casas típicas em pedra. Percorrendo a sua rua principal podemos reparar em algumas habitações restauradas ou em recuperação. No entanto, ainda saltam à vista as muitas casas em ruínas.
Midões que se encontra junto ao rio - tendo mesmo um cais (recentemente recuperado) para a acostagem de embarcações -, possui uma rua bastante aprazível, no mesmo plano da água, com um bar e esplanada (que estava fechado) que, no Verão, deve fazer as delícias dos visitantes.
Midões, com as suas casas de xisto tipicamente portuguesas, apresenta algumas habitações recuperadas com bom gosto, mas também outras com materiais menos adequados ao enquadramento da aldeia.
As duas aldeias, vizinhas, aparentam estar praticamente desabitadas, embora aqui e ali se vejam cortinas nas janelas e uma ou outra porta entreaberta. A verdade é que, apesar do tempo convidativo, não se vê praticamente ninguém nas ruas - excepção para um casal que andava à procura de casa para comprar e, um outro, que havia estacionado a sua auto-caravana perto do rio e que percorria as ruas da aldeia a pé.
A beleza e a tranquilidade destes locais, a sua paisagem envolvente e a proximidade com o rio Douro oferecem-nos um quadro paisagístico de grande beleza e paz.
Excelente fotos parabéns