Celebra-se hoje o Dia Mundial do Turismo. O ano 2020 foi, e continua a ser, um ano atípico, um ano diferente. Devido à pandemia, o Mundo parou.
Tenta-se, agora, voltar a uma “normalidade”, a uma nova normalidade. Parece ser consensual que a retoma vai ser lenta e demorada. Vai ser preciso repensar todo o sector, como todos os outros. Penso que, neste momento, o importante é que essa retoma seja feita de forma gradual, pensada e, principalmente, de forma segura.
Esta é a grande oportunidade para se repensar o Turismo. É a grande oportunidade para, também nós, repensarmos o nosso Turismo. O que queremos oferecer a quem nos visita e o que queremos fazer nós enquanto turistas. É preciso tornar o Turismo acessível a todos.
Este ano serviu para conhecer melhor o nosso país, serviu para nos lembrar que o país não é só o litoral, mar e praias. Existe muito mais para ver e conhecer por esse interior fora: cidades, vilas, aldeias, museus, praias fluviais, serras e muita natureza (quase) selvagem. É preciso levar o Turismo até ao interior, este ano tão requisitado devido à procura de isolamento. É preciso ajudar todo o interior do país a desenvolver-se, temos que levar para lá pessoas, e o Turismo pode ser a alavanca desse desenvolvimento, desde que seja bem pensado e sustentado.
Temos um país rico em belas paisagens, história, tradições, gastronomia, vinhos… Não faltam motivos para se fazer Turismo cá dentro e dar a conhecer aos outros, os que vêem de fora, o que de melhor temos. Damos o nosso melhor, a nossa autenticidade, porque é assim que sabemos receber quem nos visita. Este é um dos objectivos da Linha de Terra, descobrir Portugal. Pela minha parte, podem contar que continuarei a mostrar os cantinhos mais bonitos deste belo país, de norte a sul, do litoral ao interior. Mostrar paisagens, falar da história, descobrir locais... Afinal de contas, temos o melhor país do Mundo para se fazer Turismo!
Commentaires