top of page
  • Foto do escritorJoão Pais

Hot Spot: Cascata de Bilhó

A Cascata de Bilhó fica mesmo ao lado da estrada
A Cascata de Bilhó fica mesmo ao lado da estrada

Localizada perto dos limites do Parque Natural do Alvão, no concelho de Mondim de Basto, a Cascata de Bilhó é uma das mais belas cascatas de Portugal continental.

Localizada nas imediações da aldeia de Bilhó, envolta por belas zonas verdes, a Cascata é uma obra maior da Natureza que surpreende o viajante menos prevenido ao desfazer uma das curvas da estrada que liga Cavernelhe e Bilhó.


Cascata de Bilhó
Cascata de Bilhó

A Cascata de Bilhó, no concelho de Mondim de Basto, localiza-se nas imediações da aldeia que lhe cede o nome, e fica mesmo ao lado da estrada. Esta é, certamente, a cascata mais acessível do município de Mondim de Basto. Por isso mesmo, muito concorrida nos meses de Verão para um banho refrescante.

A Cascata de Bilhó é uma sequência de quedas de água e respectivas lagoas. Esta sequência de quedas de água tem uma extensão superior a 300 metros, onde o rio Cabrão desce monte abaixo, numa autêntica escadaria natural.

A Cascata de Bilhó é um espectáculo natural de grande beleza e simplicidade. Aqui podemos desfrutar de uma paisagem fantástica e de águas cristalinas que convidam a momentos de lazer, tranquilidade e profunda comunhão com a Natureza.

A “escadaria” natural construída ao longo dos tempos pelo rio Cabrão, proporciona diversas pequenas lagoas onde é possível tomar um banho refrescante. É possível subir com alguma facilidade algumas lagoas, contudo é importante (re)lembrar que, mesmo secas, as rochas podem ser extremamente escorregadias. Tenha cuidado e não corra riscos desnecessários.

Os mais aventureiros, com alguma perícia devido à inclinação do terreno, podem tentar subir até ao topo onde se pode apreciar alguns velhos moinhos e as piscinas naturais. Não recomendo que o façam dado o perigo que acarreta e porque o topo da Cascata de Bilhó e as piscinas naturais do rio Cabrão são acessíveis por estrada como eu já tive oportunidade de publicar aqui no blog [ver aqui].

Convém lembrar que o caudal das cascatas varia ao longo do ano, sendo sempre preferível visitar no final do Inverno quando o caudal é maior ou, em alternativa, no final do Outono, após as primeiras chuvas.

A Cascata de Bilhó permite ir a banhos nas suas lagoas
A Cascata de Bilhó permite ir a banhos nas suas lagoas

O rio Cabrão é um curso de água de montanha com cerca de dez quilómetros de extensão e presenteia-nos com belas paisagens, piscinas naturais e com a magnífica Cascata de Bilhó. O rio Cabrão nasce um pouco acima da aldeia da Bobal, a mais de 1200 metros de altitude, no planalto das Gevencas, na serra de Macieira. Ao longo do seu percurso acidentado, o rio passa pelas localidades de Bobal, Pioledo, Bilhó Cavernelhe e Vila Chã, desaguando no rio Cabril, no lugar das Mestras.


Na semana passada vieram a público notícias (Expresso, Público e Município de Mondim de Basto, entre outros) de que o Ministério do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente pretendem construir uns passadiços (mais uns…) para “valorizar a cascata do rio Cabrão, em Mondim de Basto”. A Cascata de Bilhó, no rio Cabrão (e todas as outras), é um bem natural de grande beleza e de grande valor paisagístico e geológico, não é necessária a intervenção humana para valorizar o que a Natureza moldou de belo ao longo do tempo. A Cascata de Bilhó não precisa de ser “valorizada”, precisa de ser preservada. Qual é a necessidade da construção de uns passadiços neste local? Nenhuma, já que a parte superior da Cascata e as piscinas naturais do rio Cabrão são facilmente acessíveis por estrada (cerca de dois quilómetros). Vamos deixar de lado esta febre por passadiços e importar-nos mais com a despoluição dos cursos de água e com a preservação do meio-ambiente.


A beleza natural da Cascata de Bilhó não necessita duns passadiços
A beleza natural da Cascata de Bilhó não necessita duns passadiços

Recomendo que venha conhecer a beleza da Cascata de Bilhó antes da alegada intervenção prevista. A Cascata de Bilhó e as piscinas naturais do rio Cabrão são só alguns dos muitos motivos para visitar o Parque Natural do Alvão, uma das mais belas regiões do nosso país. Vá até lá, desfrute da beleza do local, tome um banho se estiver calor, mas não se demore mais do que o necessário para não perturbar o ecossistema local. Não faça barulho e não deixe lixo. A Natureza agradece.


Cascata de Bilhó, no rio Cabrão (Mondim de Basto)
Cascata de Bilhó, no rio Cabrão (Mondim de Basto)

Aproveite a oportunidade e faça uma visita às aldeias de Bilhó, Pioledo e Bobal, pequenas aldeias que preservam o casario e as suas tradições. Percorra as ruas das aldeias com os seus espigueiros, atravesse pontes ancestrais (romanas) e converse com os habitantes locais. Respire o ar puro da Natureza, sinta a leveza e deixe-se apaixonar pelo Parque Natural do Alvão e por esta magnífica região.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page